ANGIOTOMOGRAFIA DE CORONÁRIAS
É um exame de imagem utilizado para estudar a anatomia das artérias coronárias em diversos contextos. Há tempos consta no rol da ANS (Agência Suplementar de Saúde) garantindo sua disponibilidade em coberturas pelos convênios. Apresenta a vantagem de ser um exame não invasivo, feito através da injeção de contraste iodado e aquisição de imagens por meio de um aparelho de tomografia. Aprimorou exponencialmente sua acurácia devido aos avanços tecnológicos dos tomógrafos e a curva de aprendizado constante das equipes que a executam.
✏️ Conheça 7 cenários que devem ser lembrados para solicitar este exame.
📌Contexto de doença coronariana crônica (DAC crônica) sintomática em dor torácica (angina estável) ou equivalente anginoso independente da classe funcional com probabilidade pré-teste baixa e intermediária (Diamond-Forrester)
📌Dor torácica aguda (Angina instável) em paciente sem alterações isquêmicas ao ECG e marcadores de necrose miocárdica negativos buscando o valor preditivo negativo (VPN), ou seja, visando descartar síndrome coronariana aguda (SCA).
📌Suspeita clínica de MINOCA (myocardial infarction with non-obstructive coronary arteries) ou infarto do miocárdio de coronárias normais Ex.: Síndrome de Takotsubo.
📌Avaliar miocardiopatia de etiologia isquêmica em pacientes com diagnóstico de insuficiência cardíaca recente ou complementação propedêutica.
📌Quadro clínico e/ou resultados conflitantes de provas isquêmicas funcionais: teste ergométrico, cintilografia miocárdica e ecocardiograma com estresse.
📌Estudo da anatomia coronariana em paciente revascularizado portador de enxerto mamário e pontes de safena.
📌Avaliação de malformações vasculares de coronárias ou trajetos anômalos, tais como: origem e inserção anômala de coronária e ponte intramiocárdica.
Dr. Thiago Veloso
Cardiologia & Arritmia Clínica
🩺CRM-AM 12036 📍RQE 5450